Guia - Viragem Lab

PT | EN

Guia

Foto Acabamentos

A escolha dos materiais para impressão pode ser algo complicada. Sendo essa escolha sempre pessoal, vamos dar algumas indicações gerais.
 
Papeis

Papel Photo: Papel fotográfico de uso corrente, permite um bom contraste e uma boa reprodução cromática. Cor: branca. Superfície típica: luster (intermédia entre brilhante e mate).
 
Robusto, resulta bem na generalidade das imagens, quer a cor quer a preto e branco.
 
Papel Fine Art Mate: Papel fotográfico sem brilho, boa reprodução cromática mas com um pouco menos contraste do que o papel Photo. Superfície “aveludada”, parecida com o papel para aguarela e que confere um pouco o “ar de pintura” às fotografias. Cor: levemente creme.
 
Temos dois tipos, o Matt Fibre, sintético e o Matt Cotton Smooth 100 % algodão com uma maior longevidade.
 
Papel Fine Art Baryta: Papel fotográfico com brilho, excelente vibrância cromática e contraste. A superfície brilhante deste papel é similar à dos papéis baritados analógicos. Cor: branca.
 
Os papeis Fine Art, mate ou baryta, são papeis mais delicados, que deverão ser arquivados em caixas próprias ou montados em molduras ou noutros suportes como o pvc ou o alumínio, para estarem em exibição.
 
A superfície mais sofisticada destes dois tipos de papel enaltece particularmente as imagens impressas!
 
- O papel Fine Art Mate resulta muito bem para criar uma ambiência sofisticada em imagens de Preto e Branco ou a Cores.
 
- O papel Fine Art Baryta garante o máximo de detalhe nas zonas escuras em imagens de Preto e Branco e uma grande vibrância em imagens de cor.
 
A decisão de escolha entre estes dois tipos de papel, Fine Art Mate ou Baryta, tem de ser bem ponderada pois a mesma imagem fica completamente diferente quando impressa num ou noutro destes papeis.
 
Tela – É um tecido que normalmente é montado sobre uma grade de madeira. A superfície tem uma textura própria. Cor: branca.
 
Existem muitos outros tipos de papel (Backlit, Clear Film, Arroz, Vinil, etc.) para resultados mais personalizados.
 
O Viragem Lab está naturalmente ao dispor dos seus clientes para ajudar na escolha de qual o melhor material para imprimir uma determinada imagem ou em função do fim a que se destina (álbum, colecionadores/venda, exposição, decoração).

Tinta

As tintas usadas nas impressões no Viragem Lab são as LUCIA EX de pigmento para assegurar o máximo de longevidade, com 12 tinteiros para uma excelente dinâmica e gama cromática.
 
Perfis de cor

Para que uma dada cor seja igual na máquina fotográfica, no monitor e na impressora, as imagens digitais devem ter associado um perfil de cor, normalmente sRGB ou Adobe 1998. A resolução da imagem deverá ser de 300 dpi para ser impressa, e 72 dpi para visualização em ecrã.
 
Tamanhos
Os tamanhos da tabela de preços são indicativos, para determinação do custo. O tamanho real da imagem impressa pode ser diferente, e depende da proporção do sensor usado ou do negativo, se houve ou não reenquadramento da imagem, etc.
 
Margens

Colocar margens brancas ou não? As margens servem para concentrar o nosso olhar na imagem, isolando-a do ambiente.
 
Por outro lado, sem margens temos uma abordagem mais contemporânea e uma maior integração num ambiente decorativo.
 
Acabamentos
 
As imagens se forem para ser expostas, existem várias opções:
 
1 – Fotografia directa na parede, fixada com pequenos pregos, molas, imans ou fita autocolante. Para exposições temporárias.
 
2 – Colagem sobre um suporte – pvc, K-line, K-mount, alumínio e compósito de alumínio (Dibond, etc). A fotografia após a colagem sobre o suporte pode ser colada directamente à parede com fita autocolante ou levar uma estrutura atrás em alumínio para ser pendurada.
 
3 – Moldura. Montagem mais clássica que tem a vantagem de proteger a imagem do ambiente, bloqueando os raios UV e a poluição, humidade, etc. Em tamanhos maiores a fotografia pode ser previamente colada em pvc para se manter plana dentro da moldura.
 
Para todas as questões relacionadas com os pontos acima, o Viragem Lab está naturalmente ao dispor dos seus clientes para ajudar na solução.
Enviar para trás